Celular

(51) 9968.87883

E-mail

podeflorcadernos@gmail.com

Aqui, na minha comunidade, muitas pessoas relatam ter perdido o contato com atividades artísticas e manuais após determinada fase da vida. De fato, essa dificuldade é reflexo da falta de oportunidades e da ausência de iniciativas que valorizem a arte como uma ferramenta de educação, desenvolvimento pessoal e bem-estar na vida adulta. Nesse contexto, como uma forma de suprir essa necessidade, o Estúdio Pó de Flor, juntamente com a AKIRS – Associação de Karate-Do Ippon do RS, realizaram uma oficina de Origami juntamente com seus alunos.

Origami e Diversidade Cultural

A prática do Karatê e o Origami têm muitas coisas em comum. Afinal, tanto no karatê quanto no origami, o processo é tão importante quanto o resultado final. Por exemplo, no karatê, a prática constante molda o caráter e melhora a técnica. Já no origami, a paciência ao dobrar ensina foco e concentração.

Além disso, para uma comunidade com raízes alemãs, o encontro de culturas proporcionado pelo origami ainda pode inspirar reflexões sobre identidade, herança e a riqueza de interações com outras tradições. Ao se engajar na oficina, os moradores despertaram para novas perspectivas artísticas e sociais. Dessa forma, a comunidade pôde explorar e valorizar uma cultura distinta, incentivando a diversidade cultural e promovendo o intercâmbio de conhecimentos e costumes com outra parte do mundo.

Desenvolvimento Pessoal e Integração

A oficina foi uma incrível oportunidade de integração social. Isso porque reunimos diferentes gerações para aprender e se expressar artisticamente. Consequentemente, as atividades colaborativas fortaleceram os laços entre os participantes, promoveram a empatia e criaram um ambiente acolhedor e inclusivo. Além disso, o contato com o origami também estimulou habilidades manuais, concentração, coordenação motora e criatividade. Esses são aspectos que podem gerar impactos positivos na vida dos alunos em suas rotinas e atividades.

Outro ponto relevante é que o origami possui um grande potencial lúdico, evidenciado pelo fato de que pode ser executado em qualquer lugar, a qualquer hora e por qualquer pessoa, desde que ela possua um simples pedaço de papel. Ademais, o ato de fazer origami reunindo várias pessoas em torno da atividade pode estreitar laços de amizade e afetividade, trazer relaxamento e fazer com que, por exemplo, o tempo passe mais rápido para pessoas com limitações físicas. Assim, a prática aguça a criatividade, a concentração, a organização e a coordenação motora.

Artigos recomendados